Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Titanic: 98 anos depois a ´´verdade`` sobre a colisão


É mais uma pista sobre o que realmente aconteceu ao barco mais famoso de de todos os tempos. Segundo a neta de um oficial do Titanic, o navio colidiu, em 1912, com um iceberg por causa de um erro básico de manobra e só afundou tão rapidamente porque um executivo convenceu o capitão continuar a navegar.

Exposição dos tesouros do Titanic chega ao México

Segundo a Reuters, Louise Patten, que é neta de Charles Lightoller, oficial do Titanic, afirmou que a verdade sobre o quase centenário naufrágio ficou oculta para preservar a reputação de Lightoller, que depois veio a tornar-se num herói de guerra. O oficial foi o mais graduado tripulante a sobreviver ao desastre.

Segundo conta agora a neta, ao Daily Telegraph, Charles Lightoller acobertou o erro em dois inquéritos, nos EUA e na Europa, porque isso poderia levar os donos do navio à falência e assim deixaria os seus colegas desempregados.

Eles poderiam ter facilmente evitado o iceberg se não fosse pelo erro, disse Patten. ´´Em vez de manobrar o Titanic em segurança à volta do iceberg, pela esquerda, assim que foi visto à frente, o piloto, Robert Hitchins, entrou em pânico e virou para o lado errado``.

Depois do erro cometido, segundo Patten, existiram só quatro minutos para mudar de rumo. Quando (o primeiro-oficial William) Murdoch notou o erro de Hitchins e tentaram rectificá-lo, era tarde demais.

O avô da escritora não estava de serviço na hora da colisão, mas esteve presente na reunião final de oficiais antes do Titanic naufragar completamente. Ali, ouviu a discussão sobre o erro e J. Bruce Ismay, presidente da empresa White Star Line, dona do navio, a convencer o capitão a continuar a navegar, o que terá levado a que o naufrágio acelerasse em várias horas.

´´Se o Titanic tivesse ficado parado, teria sobrevivido pelo menos até que o barco de resgate chegasse, e ninguém teria morrido``, disse Patten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário