Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Subsolo de Marte pode ter condições propícias à vida

No subsolo de Marte podem existir condições para o aparecimento de formas de vida, afirmou o cientista russo Oleg Korabliov, do Instituto de Investigações Espaciais da Academia de Ciências da Rússia.

«A superfície do planeta vermelho é pouco apta à vida, mas no subsolo, a pouca profundidade, as condições para a sua existência podem ser completamente aceitáveis», acrescentou, sublinhando a importância da missão robótica «ExoMars», que está a ser preparada pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Em Marte «há pouco ozono, mas a espessura da atmosfera é tão pequena que a radiação solar ultravioleta chega à superfície do planeta quase com toda a sua força e, literalmente, esteriliza-a», explicou, citado pela agência Interfax.

Korabliov assinalou que em Marte «é preciso cavar, e não só à superfície como o fizeram os «rovers» norte-americanos, mas em profundidade», o que poderá ser feito com êxito pelo «ExoMars».

O robô da ESA, cujo lançamento até Marte está previsto para 2013, está munido de uma perfuradora que pode escavar até dois metros de profundidade.

O cientista russo acrescentou que as amostras do subsolo marciano serão primeiro examinadas com microscópios e depois queimadas para analisar os gases gerados na sua combustão.

«Será uma análise dirigida à busca de produtos biológicos e traços de vida biológica», disse Korabliov, que se manifestou confiante em que a Rússia venha a participar na missão de ESA.

Veja algumas Fotos abaixo:









IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário