Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sol: A estrela da vida está extraordinariamente quieta

Em uma hora a energia solar que atinge a Terra é o suficiente para abastecer o planeta por um ano inteiro, só falta tecnologia para coletá-la de maneira eficaz.

eclipse solar

O Sol está na sua fase mais tranqüila dos onze de seu ciclo de atividades. Neste ano ele esteve excepcionalmente quieto, pois são 200 dias seguidos sem manchas solares observáveis.

O vento solar também está nos níveis mais baixos dos últimos 50 anos. Os cientistas não estão certos sobre o significado desta calma incomum, mas monitoram continuamente nossa estrela-mãe com um conjunto de satélites e telescópios.

Seguem abaixo algumas imagens recentes do Sol, indicadas pelos amigos do Novo Mundo, de quando nossa estrela estava em tempos mais agitados. O Novo Mundo também publicou este conto incrível, atribuído à Isaac Asimov, sobre este mesmo tema. Vale muito apena ler.

A imagem do topo deste artigo é de um eclipse solar total fotografado na Índia em 1980.

sol - nuvem de plasma
Uma gigantesca nuvem de plasma é expelida pela fina coroa solar a 60 mil graus Celsius. As áreas mais quentes do Sol, nesta foto, mostram-se quase brancas, enquanto aquelas em vermelho escuro são as mais ‘frias’.

campo magnético do sol
Imagem em close das estruturas magnéticas na superfície solar realizada em 2003.

mancha solar
Uma mancha solar e a superfície granulada do Sol em 4 de agosto de 2003.

campo magnético do sol
Esta imagem em cores falsas de três camadas mostra um período de atividade moderada da coroa solar. As cores mais vivas mostram as áreas mais ativas e o azul e verde mostra o plasma mais frio.

Hipercence

Nenhum comentário:

Postar um comentário