Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Nova ortografia já vale para a segunda fase da Fuvest

Vestibulares e concursos terão de aceitar as duas grafias.

As novas normas ortográficas já estão valendo e, quem preferir, pode adotá-las já nos primeiros vestibulares do ano. Segundo decreto publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 é possível escrever na antiga ou na nova grafia. Na prática, isso significa que, se você esquecer um trema ou se suprimi-lo com consciência, dá no mesmo: você não perderá pontos por isso.

Imprima o guia rápido da reforma ortográfica

A segunda fase do maior vestibular do país, a Fuvest, terá início neste domingo (4), com a prova de português e de redação. Raiane Imairô dos Santos Silva, 18 anos, que presta exame para uma vaga no curso de geografia não acredita que as novas regras interfiram na avaliação. “Acho que ninguém vai usar a nova ortografia. Mas ela não atrapalha, porque, se eu esquecer algum acento, não vou perder nota”, diz.



De fato, a reforma ortográfica suprime acentos, como o de “oo” e de “ee”, em voo ou creem (antes vôo, e crêem); ou ainda o de ditongos abertos “ei” e “oi”, em palavras paroxítonas como ideia (antes idéia).

Calendário

A segunda fase começa no dia 4 de janeiro com o exame de português, que é obrigatório para todos os candidatos. As demais provas obedecerão ao seguinte calendário: 5/1 - história ou química; 6/1 - geografia ou biologia; 7/1 - física e 8/1 - matemática. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h.

Além da Fuvest, vestibulandos encaram já neste começo de ano as provas da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A segunda fase acontece entre os dias 11 e 14 de janeiro.

Até 2012 você pode escrever como quiser, do jeito novo ou do jeito com o qual está acostumado. Para você se acostumar com as mudanças, o G1 elaborou um guia rápido com as principais alterações na escrita, como o desaparecimento do trema, a queda de acentos e os novos padrões para uso do hífen. A idéia é que você imprima, cole em sua agenda, no caderno, ou deixe ao lado do computador.

O guia rápido traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Veja as principais mudanças na ortografia

Trema – desaparece em todas as palavras
Antes Depois
Freqüente, lingüiça, agüentar Frequente, linguiça, aguentar

* Fica o acento em nomes como Müller

Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes Depois
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia

* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas
Antes Depois
Baiúca, bocaiúva, feiúra Baiuca, bocaiuva, feiura

* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí

Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Antes Depois
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

Acentuação 4 – some o acento diferencial
Antes Depois
Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa Para, pela, pelo, polo, pera, coa

* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo

Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Antes Depois
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você Averigue, apazigue, ele argui, enxague você

Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas

Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos Usa hífen Não usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom
Hiper, inter, super

Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional

Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico
Sub Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor
Vice

Sempre:

vice-rei, vice-presidente


Pan, circum Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão

Fonte: professor Sérgio Nogueira

Leia mais notícias de Vestibular e Educação

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário