Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Jornais brasileiros adoptam acordo ortográfico

  • Jornais, imprensa
Os jornais «Folha de São Paulo» e «O Estado de São Paulo», dois dos principais diários brasileiros, adoptam a partir desta quinta-feira as novas regras da reforma ortográfica da língua portuguesa, noticia a agência Lusa.

«Acordo ortográfico entra em vigor hoje», é um dos destaques da primeira página da «Folha de São Paulo», ao salientar que as novas regras serão adoptadas de forma gradual até 2012, no Brasil.

O diário destaca que «ainda há dúvidas sobre a grafia de algumas palavras» e dedica três páginas de sua edição para explicar as principais mudanças na versão brasileira da língua portuguesa.

No editorial «A fôrma e suas ideias», o diário afirma que as mudanças «por ora são ignoradas pela maioria da população brasileira e terão impacto reduzido no cotidiano: a cada mil palavras utilizadas, cinco serão alteradas».

«Não se vêem, no momento de sua implantação, o apreço e o zelo pelo acordo entre as autoridades que o negociaram e o instituíram», diz o texto.

«Nem o Congresso Nacional nem o Governo federal se preparam para cumprir o decreto assinado em 29 de Setembro pelo presidente Lula», acrescenta.

O editorial refere que o impacto «estará concentrado na burocracia diplomática - não será mais necessário traduzir documentos para as diversas grafias nacionais do idioma - e no mercado editorial, que vai movimentar-se nos próximos anos para adaptar livros e dicionários ao novo padrão».

«Com ou sem reforma, milhões de jovens brasileiros continuarão saindo da escola sem acesso a esse universo de conhecimento», conclui o editorial.

«Estado adopta novas regras a partir de hoje» é um dos destaques da primeira página da edição do jornal «O Estado de São Paulo».

«Uma reforma ortográfica mais radical»

O diário destaca ainda o artigo «Uma reforma ortográfica mais radical», onde o economista Roberto de Macedo defende a eliminação de todos os acentos e a cedilha.

«Ganharíamos tempo na escrita manual quanto na digitação. E tempo é dinheiro», defende o autor.

O diário destaca também que outras empresas de comunicação, controladas pelo grupo, como o «Jornal da Tarde», «Agência Estado» e portais na Internet, também adoptam as novas regras a partir de hoje.

«O facto de um jornal como O Estado de São Paulo aplicar o acordo desde o primeiro dia é uma grande contribuição para a fixação e adopção das mudanças ortográficas», afirma o filólogo Evanildo Bechara, citado pelo diário.

Responsável na Academia Brasileira de Letras (ABL) pela aplicação do acordo, Bechara salienta que os leitores terão uma «memória visual das novas grafias e assim absorverão com naturalidade e rapidez» as novas regras.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário