Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Israel retalia decisão de Hugo Chávez

Representante de negócios venezuelano expulso de Telavive
  • Visita oficial de Hugo Chávez a Portugal (João Relvas/LUSA)
Israel vai expulsar o representante de negócios venezuelano em Telavive como represália perante a expulsão do embaixador israelita em Caracas, declarou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Jerusalém, refere a Lusa.

O embaixador israelita em Caracas foi expulso da Venezuela em protesto contra a ofensiva de Israel em Gaza.

«Vamos evidentemente tomar medidas de retorsão e expulsar o agente de negócios da embaixada da Venezuela em Telavive», declarou esta quarta-feira Yigal Palmor.

«É uma decisão brutal que não honra a Venezuela e o seu povo e que traduz as alianças concluídas pelos líderes venezuelanos com islamitas e terroristas», acrescentou o mesmo porta-voz, numa alusão ao presidente Hugo Chávez.

A Venezuela era representada em Israel por um representante de negócios devido à tensão entre os dois países provocada pelas tomadas de posição anti-israelitas do presidente Hugo Chávez e pela sua aproximação ao Irão.

Entretanto, unidades de infantaria e blindados israelitas evacuaram hoje o sector da cidade de Khan Younès no Sul da Faixa de Gaza, indicaram testemunhas palestinianas.

Dezenas de tanques deixaram esta zona, que ocuparam na véspera, retirando-se do lado israelita da cintura de segurança, acrescentaram as testemunhas.

Uma porta-voz do exército recusou confirmar ou desmentir esta retirada.

Os tanques israelitas entraram no sector de Khan Younès na terça-feira de manhã no âmbito da operação «Chumbo endurecido» lançada a 27 de Dezembro contra os islamitas do Hamas, que controlam a Faixa de Gaza.

Combatente palestiniano morto em Gaza

Um combatente palestiniano foi hoje morto em Gaza, onde Israel prosseguiu a sua ofensiva, essencialmente no norte, marcado por violentos combates, enquanto o Sul foi alvo de ataques aéreos, revelaram testemunhas e serviços de emergência.

O combatente palestiniano foi morto num raid aéreo contra o bairro de Zeitun, em Gaza, que provocou mais três feridos, indicaram os serviços de emergência palestinianos.

Foram registados combates neste bairro enquanto as cidades do Sul de Khan Younès, bastião do Hamas, e de Rafah foram alvo de raids aéreos, segundo testemunhas.

Numa altura em que as agências da ONU e as organizações humanitárias denunciaram uma crise humanitária «total» na Faixa de Gaza, o gabinete do primeiro-ministro israelita Ehud Olmert anunciou que Israel vai abrir um corredor humanitário, sem contudo adiantar o momento exacto em isso vai acontecer.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário