Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Governo brasileiro vai enviar ajuda humanitária à Gaza

Nove toneladas de medicamentos e alimentos seguem para região dos conflitos; Amorim visitará Oriente Médio

Governo brasileiro vai enviar ajuda humanitária à Gaza
SÃO PAULO - O governo brasileiro informou que vai enviar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o governo enviará na sexta-feira, 8, nove toneladas de medicamentos e alimentos para as pessoas afetadas pelo conflito com Israel.
Segundo o ministério, a decisão foi tomada após pedido da Delegação da Autoridade Nacional Palestina em Brasília. A ajuda será enviada em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deve aterrissar em Amã, na Jordânia. Dali, os donativos serão transportados à Faixa de Gaza, com o apoio de uma organização de caridade.

Ajuda brasileira é enviada para Gaza. Foto: Fabio Motta/AE

O Exército israelense fez nos últimos dois dias duas pausas de três horas dos bombardeios para ajudar a entrega de ajuda humanitária à população do território sob ataque.

Visita oficial

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim visitará Israel, Síria, Jordânia e os territórios palestinos entre o domingo e a próxima terça-feira para tentar contribuir para o fim do conflito armado na Faixa de Gaza, informaram nesta quinta fontes oficiais.

Em seu primeiro dia, Amorim visitará Damasco para se reunir com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e o ministro de Exteriores, Walid al-Mualen. No mesmo dia, viajará a Jerusalém, onde se encontrará com sua colega israelense, Tzipi Livni, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Na segunda-feira, Amorim seguirá para Ramallah para se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, e seu colega Riad Maliki. No último dia de sua visita, o chanceler se dirigirá a Amã, onde será recebido pelo rei jordaniano, Abdullah II, e o ministro de Exteriores, Salah Bashir.

O objetivo do giro pelo Oriente Médio é "apoiar os esforços" para um cessar-fogo "imediato", para aliviar a situação das vítimas e para estabelecer uma paz "duradoura" na região, indicou o comunicado.

(Com Efe)

Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário