Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ateismo na Esxpanha a exemplo do Reino Unido.

“Uma iniciativa para colocar anúncios nos autocarros em Barcelona com a mesma mensagem que a campanha Atheist Bus Campaign em Londres, foi considerada como “um ataque a todas as religiões”.

Na próxima semana, Barcelona irá ser a primeira cidade predominantemente católica em Espanha a copiar a a iniciativa do Reino Unido, com uma tradução directa da frase adoptada pelo cientista Dawkins e outros predominantes cientistas ateístas: “Probablemente Dios no existe. Deja de preocuparte y goza de la vida

Madrid e Valencia, assim como outras cidades espanholas, estão também alinhadas para fazer campanhas iguais. Organizadores dizem que 20% dos Espanhóis não acreditam em Deus, e que está na altura do ateísmo se tornar num fenómeno visível.

“É tempo para os não crentes fazerem-se visíveis e mostrarem o seu orgulho nas suas convicções”, diz o Grupo Ateísta Catalão.

A campanha provocou a reacção do arcebispo Católico de Barcelona. “Fé em Deus não é uma fonte de preocupação, não é um obstáculo para se apreciar a vida”, pode-se ler numa declaração.

“isto é um ataque a todas as religiões” disse Javier Maria Perez-Roldan da Igreja de Tomas Moro, e que afirmou que a culpa é do Governo Socialista por apoiar a campanha, “O governo causou uma atmosfera de beligerância”. Políticos conservadores em Madrid e Valencia têm estado sobre continuada pressão por parte de Católicos para impedir que o slogan seja colocado nos autocarros.

Donativos para a campanha tem estado a ser enviados para o grupo Catalan Atheists. “Nos conseguimos juntar mil euros no primeiro dia, a este ritmo poderemos expandir a campanha para Madrid também” disse um representante do grupo Catalão. Negociações para colocar os anúncios nos autocarros foram já iniciadas.

Esta campanha vem numa altura onde a igreja Católica Espanhola se tem envolvido progressivamente em campanhas politicas. A igreja lutou contra a passagem de leis pelo Primeiro-Ministro José Luis Rodríguez Zapatero para permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo, simplificação do processo de divórcio, redução da importância de instrução religiosa nas escolas públicas. Igualmente a igreja também fez uma campanha contra as leis sobre aborto.”

A  mock-up of the Barcelona atheist advertsing campaign

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário